Conheça os 10 benefícios do açaí para a sua saúde
Benefícios do açaí
Devido aos antioxidantes o açaí auxilia no combate aos radicais livres e, por isso, ajuda a diminuir o envelhecimento e o risco de algumas doenças, inclusive o câncer. “Além disso, os antioxidantes e o perfil de lipídeos presente no fruto tem efeito anti-inflamatório e redutor de lesões teciduais. Os polissacarídeos da fruta têm ação sobre células que melhoram o sistema imunológico”, afirma Cyntia Maureen.
O açaí também é extremamente rico em compostos fenólicos, que possuem atividade antioxidante e antiinflamatória. Entre esses compostos, destaca Michelle, prevalecem as antocianinas, responsáveis pela cor escura da fruta. “Devido a abundância dessas substâncias, pesquisas científicas têm associado o consumo de açaí a prevenção de câncer, doenças cardiovasculares, processos alérgicos, doenças neurodegenerativas e aumento da longevidade”, completa ela. Abaixo, a nutróloga Tamara Mazaracki destaca outros benefícios do açaí:
- Age como um tônico cardioprotetor
- Ajuda o sistema circulatório
- Reduz as taxas de colesterol
- Tem ação anti-inflamatória
- Ajuda o aparelho digestivo
- Promove a saúde intestinal
- Protege a pele da ação dos raios solares
- Age na saúde dos olhos
- Pode ajudar na prevenção da doença de Alzheimer
- Contribui para a longevidade
Açaí emagrece ou engorda?
Antes de ser processado, o fruto de açaí possui cerca de 65 calorias a cada 100g. Até aí, maravilha! O problema é quando ele é transformado em polpa. “Seu teor calórico pode até triplicar devido ao xarope de guaraná e banana, que geralmente lhe são acrescentados para sua comercialização”, destaca Michelle. Portanto, na sua forma natural o açaí não causa tanto impacto no peso, “já que é rico em fibras e possui somente o açúcar natural da fruta. Já o açaí batido na tigela, sua forma mais popular, deve ser consumido com moderação, pois na maioria das vezes já possui em sua composição ingredientes como açúcar, xarope de guaraná ou xarope de milho”, completa a nutricionista.
Saiba mais: Jejum Intermitente: o que é, como fazer e cardápio
Além disso, Cyntia conta que, de forma geral, se consumido em uma dieta correta e balanceada, o açaí pode favorecer o emagrecimento, já que aumenta a saciedade. “Os antioxidantes do açaí podem estimular a redução dos lipídeos, do colesterol ruim e da glicose, o que diminui os riscos de síndrome metabólica e diabetes tipo 2. Porém, não existe milagre, apenas consumir o açaí, sem mudança no estilo de vida e hábitos alimentares, não leva a perda de peso”, ressalta.
E não podemos esquecer dos populares acompanhamentos do açaí, que também podem incrementar e muito a carga calórica do alimento. “Seu consumo com diversos outros ingredientes é muito comum, como banana, granola, leite condensado ou leite em pó – e aí, nesses casos, um açaí na tigela pode facilmente alcançar 1000 calorias”, afirma Cyntia.
Açaí e a prática de exercícios
“Por fornecer grande quantidade de energia e favorecer a contração muscular (o que inclui o funcionamento cardíaco) e saúde óssea, o açaí é extremamente recomendado para os praticantes de atividade física”, lembra Cyntia Maureen. A fruta ainda auxilia na recuperação muscular, reposição de energia, ganho de massa magra e aumento da saciedade. “O consumo deve ser em quantidades moderadas, de 100g a 200g dependendo do objetivo”, destaca Cyntia Bassi.
O açaí, de acordo com Michelle Mendes, pode ser consumido tanto no pré como no pós-treino. “Seu consumo no pós treino pode auxiliar na reposição, de maneira rápida, a glicose perdida durante os treinos. Já no pré-treino pode contribuir no aumento da energia, já que é considerado um verdadeiro energético natural, diferente de outros produtos que se intitulam como energéticos e são apenas estimulantes”, explica.
Poder antioxidante
O açaí é recheado com antioxidantes (Journal of Agricultural and Food Chemistry 2008). “Ele contém um alto teor de compostos polifenólicos como o resveratrol, antocianidina, ácido ferúlico, delfinidina e petunidina; e também contém taninos como epicatequina e ácido elágico. Os antioxidantes ajudam a reduzir os riscos de câncer, doenças degenerativas e envelhecimento precoce”, afirma a nutróloga Tamara Mazaracki.
“O índice ORAC (Oxygen Radical Absorbance Capacity ou capacidade de absorção dos radicais oxidantes) é um método de quantificação da capacidade antioxidante de alimentos. Os testes são realizados em uma imensa variedade de amostras, sendo que as maiores notas são de especiarias, frutas e legumes. Por ser extraordinariamente rico em antioxidantes, o açaí tem um índice ORAC muito superior a qualquer outra fruta que foi oficialmente testada. Açaí tem ORAC 102.700 por 100 gramas enquanto as famosas goji berries têm ORAC 25.300 por 100 gramas de produto, por exemplo”, completa Tamara.
As antocianinas são responsáveis por colorir o açaí com seus pigmentos roxo-azulados. “Elas fornecem proteção antioxidante contra os efeitos prejudiciais da constante exposição à luz ultravioleta a qual estes frutos estão expostos. Já foram descobertas mais de 600 tipos de antocianinas de ocorrência natural. A forma mais abundante de antocianina é a C3G, e é ela que regula os nossos genes para proteger o corpo da ação dos radicais livres. Um estudo realizado na Universidade da Flórida mostrou que o extrato de açaí foi capaz de acionar o mecanismo que elimina 86% das células de leucemia nas amostras, devido à alta concentração de C3G e outras antocianinas”, explica Tamara.
Fortalece o sistema imunológico
Os antioxidantes presentes no açaí têm um profundo efeito na redução do estresse oxidativo que microrganismos invasores e toxinas ambientais produzem. “Sua ação imunoestimulante aumenta a capacidade do corpo de combater infecções por bactérias, vírus e fungos. O açaí contém um polissacarídeo chamado arabinogalactana, que induz a atividade fagocitária (de defesa) das células brancas, segundo um estudo de 2011 publicado pelo Department of Immunology and Infectious Diseases at Montana State University”, destaca Tamara.
Açaí combate a anemia
Por ser um alimento rico em ferro, a nutricionista Maria Jane afirma que o açaí pode, sim, ser indicado no tratamento de anemias. “Para potencializar a absorção do nutriente, uma dica é consumir com alguma fruta cítrica, como laranja, limão, acerola ou kiwi”, completa. Natalia Alcalá destaca também que essa grande quantidade de ferro da fruta acaba ajudando na regularização metabólica, que ajuda na prevenção da anemia.
Protege a saúde do coração
O açaí possui um teor elevado de antocianina, responsável pela sua coloração. Segundo estudos da Ohio State University, essa substância previne a degeneração celular e evita a produção de radicais livres. “Os benefícios para o coração, sistema imunológico e envelhecimento precoce estão relacionados a esta substância, além das vitaminas do complexo B, vitaminas C e E”, destaca Maria Jane Dias Pereira, nutricionista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos. Para completar, a nutricionista Natalia Alcalá, da Estima Nutrição, ressalta que o açaí é um forte aliado para a saúde do coração por possuir uma grande concentração de fitoesterois, que auxiliam na redução dos níveis de colesterol.
Previne o envelhecimento precoce
O açaí tem em sua composição o zinco, que possui ação cicatrizante e mantém a integridade da membrana das células. “É considerado antioxidante (combate os radicais livres), podendo atuar na prevenção do envelhecimento celular. É também responsável pela elasticidade e hidratação da pele”, destaca Marisa Coutinho, nutricionista da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo.
Como consumir o açaí
O que transforma uma tigela de açaí em uma bomba calórica é o que se adiciona na lanchonete, como xarope de guaraná, granola e banana. “O ideal é comprar a polpa pura congelada e acrescentar no suco matinal. Ele combina com tudo: no suco de laranja com couve, no suco de abacaxi com hortelã, na água de coco batida com banana e gengibre. Se você quer comer na tigela então adoce com mel e acrescente a fruta da sua preferência: banana, kiwi, morango, maçã, manga, etc. Outra opção interessante é comprar a polpa liofilizada e acrescentar uma colher de sopa nos sucos”, ressalta Tamara.
Related Posts
Deixe uma resposta Cancelar resposta
Categorias
- Benefícios (1)
- Curiosidades (2)
- Dicas de Saúde (2)
- Receitas (1)
- Todas (5)