Conhecido por seus inúmeros benefícios, o açaí é indicado para crianças, jovens, adultos e também idosos. Isso porque, na terceira idade, o corpo sofre diversas mudanças que acabam exigindo uma alimentação diferenciada e o açaí pode contribuir com essa fase.

Envelhecer significa enfrentar uma série de mudanças no metabolismo energético, na função hormonal, nas atividades diárias e nas necessidades de nutrientes. Por isso, uma alimentação balanceada contribui diretamente com uma vida mais saudável.

O consumo regular e equilibrado do fruto, considerado a pérola negra da Amazônia, pode contribuir com a saúde dos idosos em dois aspectos:

Absorção de ferro no organismo
Muito além de prevenir a anemia, o ferro é também um importante aliado para o funcionamento e manutenção do nosso organismo. Ele funciona como um combustível para que a hemoglobina, célula do sangue, consiga transportar oxigênio para todo o corpo.

Nos idosos, a absorção de ferro é de 10 a 15 mg por dia, um volume muito maior do que em adultos, que é de 5 mg por dia. Essa quantidade pode ser encontrada principalmente em alimentos como fígado, rim, carne, coração, peixe, couve, brócolis, ervilha e, é claro, o açaí.

Para potencializar ainda mais a absorção desse nutriente, a dica é consumir a iguaria com frutas cítricas como acerola, kiwi e laranja. Sempre é claro, com orientação de um profissional especializado.

Saúde do cérebro
Outro benefício do fruto para a terceira idade é a saúde do cérebro. Segundo um estudo apresentado no 240º Encontro Nacional da Sociedade Química dos Estados Unidos, o morango, mirtilo e, o açaí, podem ajudar a garantir o bom funcionamento do cérebro nos idosos.

De acordo com as informações apresentadas, quando consumidos, esses alimentos ativam um mecanismo de defesa do órgão, que limpa e recicla proteínas tóxicas ligadas a problemas mentais como perda de memória.

Conhece outras indicação para o consumo de açaí na terceira idade? Compartilhe com a gente nos comentários!